O que é Marketing de Influência e como isso pode ajudá-lo?

A sociedade de hoje evolui para a digitalização. Isso levou ao surgimento de novas oportunidades de negócios e novas formas de comunicação ou promoção para marcas.

Neste artigo, eu digo quais são e como eles podem ajudá-lo a impulsionar seus negócios sem ter um grande orçamento. Vamos nessa?

Entendendo o marketing dos influenciadores

Essa é uma técnica cada vez mais utilizada pelas empresas devido à sua eficácia. Consiste na criação de links de colaboração entre uma marca e uma pessoa influente ou “influenciadora”, que tem grande visibilidade na internet, ou seja, tem um grande número de pessoas que seguem sua trajetória nas redes sociais.

O surgimento das redes sociais levou ao nascimento dessas novas figuras: os “influenciadores”, cujo poder poderia ser comparado ao de celebridades, uma vez que se tornaram referência em estilo, beleza, etc. para milhões de pessoas.

Existem vários tipos de influenciadores, dependendo da rede social em que operam: “Youtubers”, “instagramers”, etc. Eles têm milhares e até milhões de seguidores e assinantes em seus perfis ou canais.

Leia este artigo sobre como ganhar dinheiro com Youtoube

Essas pessoas são conhecidas por saberem como criar e aprimorar sua marca pessoal, o que as torna muito atraentes para as marcas. Através das fotografias que publicam nas suas redes sociais, conseguem vender o seu estilo de vida, algo que os seus milhões de seguidores querem alcançar porque é para eles uma espécie de referência em alguma área.

As marcas encontraram nessas pessoas uma oportunidade magnífica. Simplesmente sua publicação vestindo uma peça da marca, pode fazer em poucas horas o item  esgotar nas lojas.

Essa pode ser a principal vantagem do marketing de influência para marcas, mas podemos encontrar outras e não menos importantes que eu explico nas linhas a seguir.

Benefícios do marketing de influenciadores para marcas

As principais vantagens das campanhas realizadas por meio dessa técnica são:

  • Aumento nas vendas como mencionei acima.
  • Imagem de marca: Se você é uma empresa nova ou pouco conhecida, fazer esse tipo de ação pode aumentar a visibilidade da marca. Existem setores com maiores barreiras à entrada, maior concorrência, etc. Nos últimos anos, o número de lojas online aumentou exponencialmente, o que dificulta a sua diferenciação. 
  • Aumentar o tráfego da web. Você também pode contratar uma assessoraria de SEO para fazer isso.
  • Grande segmentação: Os influenciadores possuem uma comunidade de seguidores relacionada aos seus gostos, estilo de vida, costumes, etc. Isso significa que, se uma marca de determinada marca for colocada, há mais chances de que ela seja desejada por toda a comunidade.

Projetar uma campanha de marketing de influenciadores

Para projetar uma campanha verdadeiramente eficaz, a primeira coisa que devemos levar em conta é o setor em que nossa empresa opera.

Vamos dar um exemplo. Se somos uma agência de viagens que coloca moradias de luxo para alugar, teremos que analisar o tipo de influenciadores que existem neste campo. Devemos procurar por dois blogs de viagens de prestígio que possam promover nossa marca e, influenciadores que tenham contas no Instagram onde postam fotos de suas viagens.

Uma vez identificado o influenciador terá que conseguir que eles falem bem da nossa marca. Temos que fazer com que o influenciador faça críticas positivas à nossa marca. Poderíamos convidar, por exemplo, a abertura de uma loja, o lançamento de um novo produto, etc.

Conclusões

Essa técnica é mais economiza e eficiente para as marcas do que outros tipos de publicidade, como anúncios de televisão. Muito caro e com menos segmentação.

Espero que a leitura deste artigo tenha sido útil para você e que você conheça um pouco mais sobre essa técnica inovadora. Se você tiver alguma dúvida, não hesite em nos deixar um comentário.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *