Como economizar para sua aposentadoria?

Você se sente preocupado com o seu futuro? Você precisa economizar para sua aposentadoria? Não perca essas dicas práticas.

Há países onde a aposentadoria é apenas uma questão do governo. As pessoas contribuem apenas durante os seus anos de trabalho e, em seguida, têm dinheiro suficiente para usufruir de uma aposentadoria mais do que merecida, com bons cuidados de saúde, viagens e lazer que lhes permite ter uma velhice com qualidade de vida.

No entanto, a crise assombrou os cofres do Brasil, e há muitos jovens e não tão jovens que, quando pensam no futuro, vêem tudo bastante embaçado em termos de aposentadoria.

Alguns acreditam que trabalhar até os 65 anos fará você usufruir de um segurança na velhice. Mas o que muitos não entendem é que os problemas de poder de compra em termos de pensões durarão ou serão ainda piores por causa da diminuição dos salários.

E se acrescentarmos que os avanços médicos nos farão viver, se possível, mais anos, e que o “excelente” Sistema Público de Saúde do Brasil também é afetado por cortes e privatizações, a verdade é que só podemos pensar em um incerto e cheio de desequilíbrios futuros.

Dada esta situação, poderíamos passar os anos que restam até a aposentadoria lamentar o futuro complicado que nos espera, ou tentar planejar uma solução para essa situação, economizando o suficiente para manter nosso estilo e padrão de vida quando nos aposentarmos. Você acha que isso é impossível? O que você não ganha o suficiente para economizar?

Bem, vamos tentar ajudá-lo com alguns sugestões simples de economia, para que você possa fazer sua poupança para a velhice e não dependa exclusivamente da aposentadoria do INSS.

Economizando para sua aposentadoria

  1. Ao receber seu salário, reserve imediatamente 20% do montante para sua poupança de aposentadoria. Não quando do seu pagamento ira sobre, os 20% da sua aposentadoria é sagrado, economize nas outras contas para conseguir passar o mês, mas não use esse dinheiro.
  2. Viva com menos do que você ganha! Muitas pessoas se deixam levar pelos salários que recebem e acabam gastando todo mês mais do que o seu ordenado.
  3. Não pague todas as suas compras com o cartão de crédito. Ao pagar com o cartão de crédito. Prefira usar seu dinheiro para ter controle de quanto está gastando. A fatura do cartão de crédito pode se tornar um problema enorme, e você será tentado a usar sua reservas para aposentadoria, para pagar sua conta.
  4. Diminua seus gastos com transporte: Use transporte publico para se locomover, principalmente se você morar em grandes cidades. O carro é um grande ralo que trena todo o seu dinheiro!.

Para manter um carro, você precisa gastar com combustível, estacionamento, seguro, IPVA, DPVAT, licenciamento e manutenção.

Se estivermos falando de um carro de 30 mil reais, que você usa para trabalhar todos os dias, ele provavelmente te dará um prejuízo de uns 10 mil reais por ano.

Siga essas dicas simples e você poderá garantir um conforto financeiro maior na velhice.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *